O texto a seguir traz algumas informações sobre os pingüins, mas dele foram retiradas algumas palavras. Leia e tente descobrir o que ele informa ao leitor.
BARRIGA FRIA
* franceses colocaram * no * de doze * para medir a * de
seu *. Fora da água ela é de 38 graus Celsius, mas durante o * chega aos 25 graus. Ai está o * do enorme *: o * resfriado consome menos *.
Revista Superinteressante
1) Sem essas palavras é possível compreender as principais informações do texto?
..........................................................................................................
2) Reescreva esse texto, preenchendo as lacunas com os substantivos abaixo completando adequadamente seu sentido.
Estômago – pesquisadores – oxigênio – temperatura – corpo – mergulho – fôlego – segredo – pingüins – termômetros.
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) Elabora uma lista com o nome de cinco dos materiais que tem em sua mochila. Esses materiais são substantivos.
....................................................................................................................................................................................................................
4)Classifica esses substantivos.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5)Escreva seu nome; o nome de sua escola e da sua cidade . ...........................................................................................
....................................................................................................................................................................................................................
6) Como são classificados os substantivos que dão nomes a
esses seres?
..........................................................................................................
7) Como eles podem ser identificados na linguagem escrita?
..........................................................................................................
8) Dá o número de letras e de fonemas das palavras abaixo.
Barquinho - letras.......................... fonemas ..............................
Amigo - letras.......................... fonemas...............................
9) Numera as colunas:
( 1 ) s com som de z ( ) táxi, tóxico
( 2 ) c com som de K ( ) casa, chácara
( 3 ) x com som de z ( ) asa, casa
( 4 ) x com som de cs ( ) exame, existir
FESTA NO CÉU
O urubu chegou pro sapo e disse:
_ Vai ter festa no céu.
Aí, o sapo abriu o bocão e falou:
_ Oooobaaaa!
Aí, o urubu disse:
_ Vai ter muita comida.
Aí, o sapo disse:
_ Oooobaaaa!
O urubu continuou:
_ Vai ser a maior curtição. Vai ter muita música, muita bebida, muita mulher.
Aí, o sapo abriu ainda mais a boca e disse:
_ Ooooooooooobaaaaaaaaaa!!!!!
_ É, mas quem tem boca grande não vai poder entrar não.
Aí, o sapo fez um biquinho deste tamanho e falou:
_ Coitado do jacaré!
Ziraldo Alves Pinto
Retira do texto o que é solicitado:
9)Duas palavras com dígrafos;.....................................
..........................................................................................................
10) Duas palavras com ditongo;....................................................
..........................................................................................................
11) Duas palavras com encontro consonantal; .............................
..........................................................................................................
12) Uma palavra com hiato;..........................................................
13) Por que em algumas frases do texto foram usados os dois pontos?
.........................................................................................................
14) Em muitas frases do texto foi usado o sinal de pontuação _ , como ele se chama? E porque foi usado?.......................................
..........................................................................................................
15) Quais outros sinais de pontuação foram usados no texto. Escreva o nome................................................................................
....................................................................................................................................................................................................................
BARRIGA FRIA
* franceses colocaram * no * de doze * para medir a * de
seu *. Fora da água ela é de 38 graus Celsius, mas durante o * chega aos 25 graus. Ai está o * do enorme *: o * resfriado consome menos *.
Revista Superinteressante
1) Sem essas palavras é possível compreender as principais informações do texto?
..........................................................................................................
2) Reescreva esse texto, preenchendo as lacunas com os substantivos abaixo completando adequadamente seu sentido.
Estômago – pesquisadores – oxigênio – temperatura – corpo – mergulho – fôlego – segredo – pingüins – termômetros.
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3) Elabora uma lista com o nome de cinco dos materiais que tem em sua mochila. Esses materiais são substantivos.
....................................................................................................................................................................................................................
4)Classifica esses substantivos.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5)Escreva seu nome; o nome de sua escola e da sua cidade . ...........................................................................................
....................................................................................................................................................................................................................
6) Como são classificados os substantivos que dão nomes a
esses seres?
..........................................................................................................
7) Como eles podem ser identificados na linguagem escrita?
..........................................................................................................
8) Dá o número de letras e de fonemas das palavras abaixo.
Barquinho - letras.......................... fonemas ..............................
Amigo - letras.......................... fonemas...............................
9) Numera as colunas:
( 1 ) s com som de z ( ) táxi, tóxico
( 2 ) c com som de K ( ) casa, chácara
( 3 ) x com som de z ( ) asa, casa
( 4 ) x com som de cs ( ) exame, existir
FESTA NO CÉU
O urubu chegou pro sapo e disse:
_ Vai ter festa no céu.
Aí, o sapo abriu o bocão e falou:
_ Oooobaaaa!
Aí, o urubu disse:
_ Vai ter muita comida.
Aí, o sapo disse:
_ Oooobaaaa!
O urubu continuou:
_ Vai ser a maior curtição. Vai ter muita música, muita bebida, muita mulher.
Aí, o sapo abriu ainda mais a boca e disse:
_ Ooooooooooobaaaaaaaaaa!!!!!
_ É, mas quem tem boca grande não vai poder entrar não.
Aí, o sapo fez um biquinho deste tamanho e falou:
_ Coitado do jacaré!
Ziraldo Alves Pinto
Retira do texto o que é solicitado:
9)Duas palavras com dígrafos;.....................................
..........................................................................................................
10) Duas palavras com ditongo;....................................................
..........................................................................................................
11) Duas palavras com encontro consonantal; .............................
..........................................................................................................
12) Uma palavra com hiato;..........................................................
13) Por que em algumas frases do texto foram usados os dois pontos?
.........................................................................................................
14) Em muitas frases do texto foi usado o sinal de pontuação _ , como ele se chama? E porque foi usado?.......................................
..........................................................................................................
15) Quais outros sinais de pontuação foram usados no texto. Escreva o nome................................................................................
....................................................................................................................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário