segunda-feira, 1 de junho de 2009

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO

Pois é. U purtugueis é muinto fáciu di aprendê, purqui é uma língua qui a genti iscrevi izatamenti comu si fala. Num é comu inglêis, qui dá até vontadi di ri quandu a genti discobri comu é qui si iscrevi algumas palavras. Im purtugueis não. É só prestátenção. U alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida? Num bate nada cum nada. Até nu ispanhol qui é parecidu, si iscrevi muinto diferenti. Qui bom qui a minha língua é u purtugueis. Quem soubé falá, sabi iscrevê.
(Jô Soares. Revista Veja. 1991)

A atividade apresentada a seguir tem por objetivo discutir com os alunos estratégias e recursos expressivos utilizados pelo autor no processo de construção do texto e os efeitos de sentido decorrentes de sua utilização.
Para tornar isso mais claro na prática, leia este texto e, depois, responda às questões apresentadas.

1. O texto que você leu discute uma questão bastante interessante da Língua Portuguesa. Qual é ela?

2. Qual é a posição do autor sobre a questão fundamental que aborda? Justifique sua resposta.

3. O autor do texto, ao escrevê-lo, utilizou uma estratégia curiosa para convencer o leitor da opinião que possui sobre a escrita em Português. Qual foi? Explique.

4. Você considera que esta estratégia foi adequada para que o texto pudesse convencer o leitor? Justifique sua resposta.

5. Considerando a identidade do produtor do texto, que relação você vê entre a estratégia utilizada no texto e sua atividade profissional? Justifique.

Após os alunos terem respondido individualmente às questões apresentadas é interessante que o professor crie um clima propício à discussão a respeito das respostas formuladas pelos estudantes. Esse procedimento poderá ser bastante rico para o aprendizado porque pode levar o aluno à argumentação.

Texto Original: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede

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