quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Magia dos Velhos Brinquedos

A MAGIA DOS VELHOS BRINQUEDOS


Hoje em dia a televisão anuncia, com insistência, brinquedos incríveis, sofisticados, coloridos,auto-suficientes. Barulhentos e caros. Uma tentação para qualquer criança.

Mas, com a mesma intensidade com que atraem a criança, são deixados de lado após serem manipulados, no máximo durante uma semana. É que a maioria deles dispensa a colaboração da criança. Esta precisa apenas apertar um botão e ver a máquina maravilhosa funcionar por si mesma. Está tudo previsto e certo, como um programa de televisão. Só tem um defeito: cansa.

Por outro lado, quem nos explica a magia dos velhos brinquedos e brincadeiras que sobreviveram a nossos bisavós, avós, pais e chegam a nós ainda fascinantes?

Que fada ou duende inventou o pião, a pipa, as bolas de gude, os jogo da amarelinha, o bilboquê, os cubos de montar e inventar, o barro para modelar coisas e sujar crianças, a roda, o esconde-esconde?

Quem descobriu essas brincadeiras que nunca enjoam?Foi a a televisão? Foram os engenheiros das fábricas de brinquedos? Não. Foram as próprias crianças através dos séculos. Uma herança que deve ser transmitida às crianças futuras. Afinal, brincar sempre é preciso..

Maria Helena Correa



INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:



  1. Por que os brinquedos são deixados de lado rapidamente?



2) Quem descobriu as brincadeiras que nunca enjoam?



3) Você concroda com a afirmação: “ Afinal, brincar semprr é preciso...” Justifique sua respostas.


4) Você já participou de algumas bincadeiras citadas no quarto parágrafo do texto? Quais?



5) Que tipos de brinquedos a televisão anuncia hoje em dia?



Marque: (A) ditongo (B) hiato ( C ) tritongo


( ) quão ( ) ânsia ( ) gaúcho

( ) véu ( ) Paraguai ( ) doação

( ) comia ( ) maresia

Nenhum comentário: