quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Princesa e o Sapo

A Princesa e o Sapo

Era uma vez uma bondosa princesa muito bonita, de cabelos longos e louros que vivia num reino muito distante. Um dia sem querer, a princesa deixou cair uma bola dentro de um lago. Pensando que a bola estivesse perdida, começou a chorar.

-Princesa, não chore. Vou devolver a bola para você. - disse um sapo.

-Pode fazer isso? - perguntou a princesa.

-Claro, mas, só farei em troca de um beijo.

A princesa concordou. Então, o sapo apanhou a bola, levou-a até os pés da princesa e ficou esperando o beijo. Mas, a princesa pegou a bola e correu para o castelo. O sapo gritou:

-Princesa, deve cumprir a sua palavra!

O sapo passou a perseguir a princesa em todo lugar. Quando ia comer, lá estava o sapo pedindo a sua comida. O rei, vendo sua filha emagrecer, ordenou que pegassem o sapo e o levassem de volta ao lago. Antes que o pegassem o sapo disse ao rei:

-Ó, Rei, só estou cobrando uma promessa.

-Do que está falando, sapo? Disse o rei, bravo.

-A princesa prometeu dar-me um beijo depois que eu recuperasse uma bola perdida no lago.

O rei, então, mandou chamar a filha. O rei falou à filha que uma promessa real deveria ser cumprida. Arrependida a princesa começou a chorar e disse que ia cumprir a palavra dada ao sapo. A princesa fechou os olhos e deu um beijo no sapo, que logo pulou no chão. Diante dos olhos de todos, o sapo se transformou em um belo rapaz com roupas de príncipe.

Ele contou que uma bruxa o havia transformado em sapo e somente o beijo de uma donzela acabaria com o feitiço. Assim, ele se apaixonou pela princesa e a pediu em casamento. A princesa aceitou. Fizeram uma grande festa de casamento, que durou uma semana inteira. A princesa e o principe juntaram dois reinos e foram felizes para sempre.


Momento de Reflexão


1) O que o Sapo pediu em troca para recuperar a bola da princesa?

  1. O Sapo ganhou o que pediu pela ajuda dada à Princesa?

  2. Qual foi a reação do Rei perante a promessa quebrada pela Princesa?

  3. Porque a Princesa não cumpriu o prometido?

  4. Qual foi o final do conto?

  5. Quais aspectos são semelhantes ao conto do “Shrek”? E quais as diferenças?

Nenhum comentário: