Leia com bastante atenção o texto abaixo e após responda as questões.
LIMITE É BOM, GOSTEM OU NÃO
Há um tempo atrás, um crime chocou o país e fez Brasília sair das páginas de política para as manchetes policiais. Cinco jovens da cidade atearam fogo ao índio Galdino Jesus do Santos; que dormia em uma parada de ônibus. A justificativa do grupo: pensaram ser um mendigo. Alguns meses depois, um grupo de jovens de classe média alta carioca espancou a empregada doméstica Sirley Dias, na Barra da Tijuca. A desculpa pelo crime: pensaram que fosse uma prostituta.
O tamanho da repercussão é proporcional a consequência da agressão, que pode variar da humilhação pública a morte da vítima.
Mas a explicação para essa geração de jovens violentos está dentro de casa, pelo menos na opinião de psicólogos e educadores a falta de limites.
Nos últimos 20 anos a situação tem se agravado. Antes, o jovem estava envolvido em questões nacionais, agora são individualistas. Eles precisam de algo que faça sentido, estão sem propósito, sem limites – afirma à psicóloga e especialista em criança e adolescente Jerusa Goretti da Silva.
Mestre em educação e autora do livro Limites sem Trauma, Tânia Zagury completa:
No período pós-ditadura os pais receberam muitas mensagens associando limites a coisas negativas e criou-se uma ideia de que impor regras causaria traumas, o que não é verdade.
Cabe aos pais ensinar valores e estabelecer regras de comportamento para os filhos, que devem ser repetidas e cobradas desde muito cedo. Abrir mão desse dever é ser conivente com a possibilidade de criar um adolescente criminoso.
Candice Alcântara, Zero Hora
Agora responda as questões a seguir:
1) Segundo os autores do texto, qual a justificativa para essa geração de jovens violentos?
2) Sobre os jovens de hoje, o que o texto nos leva a concluir?
3) O estabelecimento de regras e valores de comportamento para os jovens é competência de quem?
4) Os jovens deram justificativas para os dois crimes. Quais foram essas justificativas?
5)Segundo a Mestra em Educação Tânia Zagury, porque os pais não impõem regras nem limites aos filhos?
Faça o que é solicitado:
6/7) Retira do texto duas preposições e diga quais palavras elas estão ligando;
8) Explica com tuas palavras o trecho “... estão sem propósito, sem limites...”.
9/10) No último parágrafo do texto há uma conjunção, qual é ela? E como se classifica?
Na oração: O tamanho da repercussão é proporcional a consequência da agressão, que pode variar da humilhação pública a morte da vítima.
11) Há quantos verbos?
12) Quantas orações?
13) Quais são elas?
14) Classifica o período.
15) Qual o radical da palavra destacada na seguinte oração.
“Antes, o jovem estava envolvido em questões nacionais.”
16) Qual sua vogal temática?
17) Pela vogal temática podemos descobrir qual a conjugação de um verbo. A qual conjugação pertence o verbo acima?
Leia o trecho desta letra de música e responda:
A cor do meu batuque tem o toque e
Tem o som da minha voz
Vermelho, vermelhaço,
Vermelhusco, vermelhante, vermelhão.
(...)
Chico da Silva
18) As palavras vermelhaço, vermelhusco,vermelhante e vermelhão são derivados de qual palavra?
19) Essas palavras foram formadas pelo acréscimo de prefixos ou sufixos ao radical da palavra primitiva?
Informa qual processo de composição foram formadas as palavras abaixo.
20) vaivém –
21) lobisomem –
22) girassol –
23/24) De qual verbo são derivadas as palavras luta e recomeço? Que processo de derivação foi usado nelas?
Faça como o modelo:
As crianças saíram cedo da escola;
Sujeito: As crianças
Núcleo do sujeito: crianças
Predicado: saíram cedo da escola
25/26) Nos últimos 20 anos a situação tem se agravado.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Tipo de sujeito:
Predicado:
27/28) Psicóloga e especialista em criança e adolescente Jerusa Goretti da Silva afirma.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Tipo de sujeito:
Predicado:
29/30) O índio Galdino e a empregada Sirley Dias foram vitimas de jovens sem limites.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Tipo de sujeito:
Predicado:
“ Recebemos três educações: uma dos pais, uma dos professores e uma do mundo.A terceira. contradiz tudo o que as duas primeiras nos ensinam.”
Montesquieu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Oi Sandra, gostaria muito q vc me enviasse as respostas desse questionario.Abraços!
Olá sandra como eu faço para obter as resposta dos exercícios
preciso aplicar exercícios nesta série será que você pode me ajudar cedendo as respostas
Postar um comentário