Leia com bastante atenção o texto abaixo e após responda as questões.
GRAMATICOLÂNDIA
Gramaticolândia era um país em que todos dependiam de todos, mas nem os poderosos “Verbos”, nem os oprimidos “artigos” e “numerais” sabiam disso.
Os “Verbos” trabalhavam ocasionalmente nos livros, a única riqueza do país, e eram bem remunerados pelo que faziam, enquanto os “artigos” e os “numerais” trabalhavam em quase todas as frases para garantir a sobrevivência.
Então, num dia de muito sol, surge a ideia da paralisação da fábrica pelos operários – os “artigos” e os “numerais”. Os patrões “Verbos” descobriram o plano e mandaram à prisão todos os operários. As poucas coisas que eles tinham foram confiscadas e suas famílias simplesmente desapareceram. Ao saber disso, os “artigos” e os “numerais” cometeram suicídio coletivo, ainda no cárcere. Os “Verbos” não deram importância ao fato, como era de se esperar.
Acontece que, sem os “artigos” e os “numerais”, o país viveu uma situação de completo caos. A classe média, formada pelas outras classes de palavras, começou a sentir a queda do padrão a cada dia. Com a queda do padrão, a classe se revoltou contra os “Verbos”, o que resultou na queda dos mesmos.
Com a queda os “Verbos” ( escritos hoje em dia com letra minúscula), teve de acontecer uma reforma total do regime. Foi adotado um regime onde não existem classes sociais e todos vivem em cooperação. Gramaticolândia leva, agora, uma vida diferente e melhor que aquela do tempo dos “verbos” opressores.
Aluno do Colégio Santa Maria
Agora responda:
1) Quem eram os poderosos? E os operários?
2)Marque com um X apenas as afirmações corretas, de acordo com o texto:
( ) Os verbos não sabiam que dependiam dos artigos numerais.
( ) Os verbos trabalhavam muito nos livros.
( ) Uma das riquezas do país eram os livros.
( ) Os artigos e os numerais tiveram seus bens confiscados.
( ) Com o desaparecimento dos artigos e umerais, o país decaiu.
3) Por que os artigos e os numerais foram presos?
4) Como os verbos reagiram ao suicídio coletivo?
5) Por que as outras classes de palavras se revoltaram?
6) Qual foi o resultado da revolução das classes de palavras?
7) Como é a Gramaticolândia hoje?
Retire do texto:
8) Duas palavras com ditongo:
9) Uma palavra com hiato:
10) Duas palavras com dígrafos:
11) Duas palavras com encontro consonantal:
Diga o número de letras e de fonemas das palavras abaixo.
12) classe- letras: fonemas:
13) gramaticolândia - letras: fonemas
14) riqueza - letras: fonemas:
Circula e classifica os substantivos das frases abaixo.
15/16) Aluna do colégio Santa Maria.
17/18) Num dia de sol houve a paralisação.
19/20) Gramaticolândia era um país em que todos dependiam de todos.
21/22) O país viveu uma situação de completo caos.
Faça como o modelo: País – países
23) prisão-
24) cárcere-
25) riqueza-
O feminino de pai é mãe:
26) de patrão é:
27) de minhoca é:
28) de artista é:
Dá o singular das frases a seguir.
29) Os tênis que comprei são muito lindos.
30) Marcelle ganhou umas lindas flores do namorado.
“ Recebemos três educações: uma dos pais, uma dos professores e uma do mundo.A terceira. contradiz tudo o que as duas primeiras nos ensinam.”
Montesquieu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
deveria colocar locuçao adjetiva e etc.
Boa tarde.
Procurando em meus livros antigos, descobri que o autor deste texto é André Sabóia Martins. e na abertura ele escreve: Por que houve uma revolta no país da Gramática. Achei interessantíssimo trabalhá-lo no 5º ano.É uma pena que não tem as outras classes de palavras como as interjeições. Mas é um texto de ótima qualidade.
Boa tarde.
Procurando em meus livros antigos, descobri que o autor deste texto é André Sabóia Martins. e na abertura ele escreve: Por que houve uma revolta no país da Gramática? Achei interessantíssimo trabalhá-lo no 5º ano.É uma pena que não tem as outras classes de palavras como as interjeições. Mas é um texto de ótima qualidade.
Boa tarde.
Procurando em meus livros antigos, descobri que o autor deste texto é André Sabóia Martins. e na abertura ele escreve: Por que houve uma revolta no país da Gramática? Achei interessantíssimo trabalhá-lo no 5º ano.É uma pena que não tem as outras classes de palavras como as interjeições. Mas é um texto de ótima qualidade.
Postar um comentário